Publicado em: 27 de Setembro, 2017
Feb 28, 2018: Muito mudou desde que escrevemos este post. GearBest, Banggood e SheIn ficaram mais alertas aos prazos longos de entrega ao Brasil. Lembramos que nas entregas pelos Correios, o prazo é de 1-3 meses ou mais. Ainda recomendamos tomar cuidado com promessas de entrega expressa. Boas compras!
GearBest, Banggood, SheIn, FloryDay e Airydress estão promovendo seus produtos em sites brasileiros, sem informar o consumidor sobre possíveis demoras na entrega ou impostos.
O prazo de entrega prometida nestas lojas é de máximo 30 dias úteis. Se o consumidor escolher entrega tradicional, o tipo de envio mais barata, a entrega é feito pelos Correios do Brasil. As encomendas demoram mas chegam, a expectativa é uma demora de 1-2 meses, mas é muito comum ver o prazo estourado. Basta ver as reclamações nos sites como Reclame Aqui.
Além do prazo de entrega estourado, tem a questão de tributação. O consumidor não é informado que vai ter que pagar impostos. FloryDay e Airydress nem tocam no assunto, enquanto GearBest, Banggood e SheIn indicam que é responsibilidade do consumidor se informar.
Nas entregas Correios, a taxa de imposto de importação é de 60%, nas compras de até US 500. A encomenda pode ser entregue sem ser tributada, especialmente se o valor for pequena. Leia mais aqui.
Se a loja utilizar entrega expressa, demora não é um problema. Porém a taxa de imposto aumenta para mais que 90%.
Você pode calcular quanto imposto pagará usando nossa calculadora de impostos de importação.
Para quem ficou desanimado com impostos temos boas noticias. As lojas oferecem produtos a preços muito bons e geralmente tem seções com boas ofertas. È comum achar produtos com descontos de 50% ou mais.
Veja a lista de lojas que entregam roupas baratas no Brasil.
Nossa primeira reação a encontrar propaganda dos sites internacionais no Brasil foi muito positiva. O mercado está ficando cada vez mais global. Isso vai ajudar os consumidores brasileiros que pagam caro pelos produtos. Convidamos as lojas que querem lucrar no mercado brasileiro a tomar mais responsibilidade e deixar claro o que esperar aos compradores brasileiros.
Boas compras!